quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Seja um doador de medula óssea

Quem pode doar Medula Óssea?
Qualquer pessoa que estiver em bom estado de saúde. Não é necessário ter peso mínimo. São excluídos apenas portadores de doenças oncológicas. O transplante de medula óssea é, muitas vezes, a única alternativa para pacientes com algum tipo de leucemia, doenças do sangue ou doenças genéticas poderem continuar vivendo, pois nem sempre é possível encontrar um doador na família. No transplante de medula óssea é indispensável que a compatibilidade de doador e receptor seja absoluta.
Por isso a necessidade de se organizar Bancos de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente não encontra doadores entre os familiares, esse cadastro de doadores não-aparentados é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
A Fundação Pio XII, Hemonúcleo de Barretos, está cadastrando pessoas interessadas em ser doadores voluntários, pois somente com um número elevado de pessoas cadastradas é que se aumenta a chance de pacientes encontrarem um doador compatível.
A campanha é idealizada para ampliar o cadastro de doadores no REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea), pois cerca de 2000 paciente aguardam a doação de uma medula compatível.

Quem necessita de transplante de Medula Óssea?
Pessoas que têm doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemias e aplasias medulares e também crianças com algumas doenças genéticas.

Qual a chance de uma pessoa conseguir um doador compatível na população como um todo?
A possibilidade maior é conseguir um doador entre irmãos; nesse caso, a chance de compatibilidade é de 25% por irmão, porém, 60 a 70% dos pacientes que necessitam de um transplante de medula óssea não encontram doadores entre os familiares; então a chance de encontrar uma medula compatível entre doadores não-aparentados é de uma em cem mil, por isso a necessidade de se organizar Bancos de medula óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar, pois somente com um número elevado de voluntários é que se aumenta a chance dos pacientes encontrarem um doador compatível.

O que é necessário para ser doador de Medula Óssea e se cadastrar?
1 – Ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em boas condições de saúde;
2 – Preencher um cadastro com seus dados completos;
3 – Coletar uma pequena amostra de sangue (10 ml) para um teste, com o objetivo de identificar a sua tipagem genética que se chama HLA;
4 – Seus dados, juntamente com o resultado do exame de HLA serão encaminhados ao banco de dados do REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Como funciona o REDOME?
No Registro de Doadores de Medula ficam registradas as pessoas interessadas em ser doadores de medula. Sempre que houver um paciente necessitando de transplante e que não tenha sido encontrado um doador compatível na família, os médicos podem consultar o registro. Realiza-se a busca e, encontrando-se alguém compatível, o doador será convocado.
Outros testes sanguíneos serão necessários e, se a compatibilidade for confirmada, o doador será consultado para decidir a respeito da doação.

Se a compatibilidade for confirmada, o que acontece?
Se houver compatibilidade, o doador será avaliado clinicamente para certificar seu bom estado de saúde e se de fato ele pode ser doador de medula. O médico vai colocar então a melhor forma de doação para o paciente. O doador irá doar a medula no centro de transplante mais próximo de sua casa e a medula vai congelada até o paciente. Não existe nenhum risco para o doador. Tudo é pago pelo Ministério da Saúde, através do SUS.

Como a Medula Óssea é removida?
Existem duas formas de doar a medula óssea:
A primeira é realizada por punção periférica (como doar sangue) e é um processo parecido com o de doar plaquetas - a coleta é feita pela máquina de aférese. Antes, o doador recebe por cinco dias um medicamento que estimula a produção das células-mãe que migram da medula para as veias e são filtradas por esta máquina. Em média, o processo de filtração dura mais ou menos 4 horas.
O outro método é puncionar diretamente a medula óssea, usando seringa e agulha na região do quadril para aspirar o material que contém as células progenitoras do sangue, uma quantidade equivalente a uma bolsa de sangue. Nesse caso, o doador é anestesiado e o procedimento dura 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e pode retomar suas atividades no dia seguinte.

Quais os riscos?
Doar medula óssea é seguro. Nunca houve nenhum acidente com o doador e as células se refazem rapidamente, como na doação de sangue.

Como os paciente recebem a Medula Óssea?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas a medula transplantada já estará produzindo novas células.

Por que se registrar é importante?
Para o paciente você pode significar a única possibilidade de cura. Quanto mais doadores registrados existirem, maior é a chance de se encontrar um doador compatível.

Posso doar mais de uma vez?

Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com você. No entanto, se for necessário, a doação pode ser feita quantas vezes forem necessárias, pois a medula se recompõe rapidamente após a doação.

10 comentários:

  1. Aaaah! Teve uma campanha dessas lá na minha Faculdade! É muito legal!
    Vou semana que vem lá no Hemo Rio tirar sangue pra me cadastrar no banco de medula, já que eu n tenho peso o suficiente pra doar sangue... rs
    Parabéns pela iniciativa!
    =)

    E pelo blog, claro!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Eu so penso que vcs deveriam deixar bem claro dos riscos que o doador corre, por que é um procedimento cirurgico que necessita de anestesia GERAL, o procedimento leva mais de 90 miutos, ou seja, mais de uma hora e meia, e as punções são de 4 a 8 para que se consiga uma bolsa do material (medula ossea), então, não é nada fácil, entregar a própria saúde a sorte, pois todo procedimento cirúrgico tem seus riscos, e ja imaginou uma agulja entrando errado na região pélvica do doador? Ja imaginou que pode até ficar sem andar? Façam a campanha, mas não corra de deixar bem claro dos riscos.

    ResponderExcluir
  3. "Frutalense", apenas postei aqui no blog com o intuito de colaborar com a campanha. Acabei de fazer o meu cadastramento no banco de dados e espero, com todas as minhas forças, que se eu não for compatível, que outra pessoa o seja, o mais rápido possível. E não só qto ao caso do Fernando, mas qto a todos os casos existentes, visto que o banco é mundial. Se vc não concorda ou acha arriscado, é direito seu. Não acredito q nenhum desses riscos aqui expostos por vc sejam maiores do q os riscos d um portador d leucemia. Ademais, essa campanha reuniu pessoas d todos os lugares, d todas as classes sociais, d todas as idades. E essa, na minha opinião, é a questão mais importante a ser tratada. Obrigada!

    Samira

    ResponderExcluir
  4. menina de campinas
    Eu tenho vontade de ser doadora mais meus amigos me desanimam ele dizem que posso ficar sem andar
    adoecer etc... Ai me bate uma certa insegurança, mais por outro lado penso nas pessoas que prescisam de doador tenho vontade de ajudar e pro outro lado tenho medo de me ferrar

    ResponderExcluir
  5. sou cadastrada na redome a mais de 1 ano e seria a pessoa mais feliz do mundo se pudesse ajudar alguem a voltar a ter uma vida normal,eu nao penso nos riscos so no beneficio .na felicidade das pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Para o Frutalense e os demais que acreditam nos riscos aqui descritos: tenho de vos informar que tudo isso de ficar paralisado e adoecer não passam de boatos infundados!

    Aqui em Portugal não é obrigatoriamente necessário ser-se anestesiado e ter colheita directa na bacia. Este processo, hoje em dia, é efectuado através de uma máquina que recolhe as células relacionadas à medula existentes no sangue, o filtra e devolve ao dador as restantes células não necessárias para o transplante!

    O mais importante... até hoje já foram feitas internacionalmente muitas recolhas e nenhuma resultou em doença ou paralisia de nenhum dador. Este método é muito seguro... além de toda a atenção recebida por parte dos médicos que acompanham este processo.

    Acho que deviam temer mais a quantidade de alimentos cheios de hormonas, toxinas, conservantes e outras porcarias ingeridos diariamente, que a longo prazo são causadores de cancro (muitas vezes irreversível), do que un simples transplante, cujo corpo volta à normalidade dentro de horas ou poucos dias...

    Nunca sabemos se um dia não somos nós a precisar de ajuda... Pensem bem nisto!!!

    ResponderExcluir
  7. eu sou 100%compativel com meu filho

    ResponderExcluir
  8. minha irmã descobril que estava com leucemia e qusuas medulas estavam em 76,5 comprometidas.Em 15 dias de quimioterapia a doença zerou.Eu seria a única chance dela ,pois sou a única irmã.Fiz o exame e então o resultado foi de 100% de compatibilidade.Estamos muito felizes e gostaria de dizer a todos os portadores que nunca desanimem e a todos que podem doar que façam sem medo.É seguro e você fará muitas pessoas felizes.

    ResponderExcluir
  9. Eu sigo essa idéia e me torno uma voluntária, pois na minha casa tenho meu pai que é portador de Mieloma Múltiplo, fez um transplante há seis meses. Vamos juntos fazer milhoes de pessoas felizes.
    Eu apoio ..

    ResponderExcluir
  10. Cida de campinas
    Eu apoio esta idéia e tbm sou doadora de sangue e de medula óssea. Acho que devemos doar vida não custa nada e salva vidas.

    ResponderExcluir